Naruto!
NARUTO
Naruto é uma série de mangá escrita e ilustrada por Masashi Kishimoto. Conta a história de Naruto Uzumaki, um jovem ninja que constantemente procura por reconhecimento e sonha em se tornar Hokage, o ninja líder de sua vila. A história é dividida em duas partes, a primeira parte se passa nos anos da pré-adolescência de Naruto, e a segunda parte se passa em sua adolescência. A série é baseada em dois mangás one-shots de Kishimoto: Karakuri (1995), e que por causa dele Kishimoto ganhou uma menção honrosa no prêmio Hop Step da Shueisha no ano seguinte, e Naruto (1997). A editora Panini Comics licenciou e publicou o mangá em três versões no Brasil, e em Portugal é a editora Devir Manga quem licencia e publica o mangá. A história de Naruto continua com o filho de Naruto, Boruto Uzumaki em Boruto: Naruto Next Generations.
Os capítulos de Naruto foram publicados na revista Weekly Shōnen Jump de 1999 a 2014, com estes capítulos compilados e publicados em 72 volumes tankōbon pela editora Shueisha. O mangá foi adaptado para uma série de anime produzida peloStudio Pierrot e Aniplex, que teve os seus 220 episódios transmitidos pela TV Tokyo no Japão de 2002 a 2007; a adaptação brasileira da série foi exibida na Cartoon Network e no SBT, e atualmente é exibido nos serviços de streaming Crunchyroll,Netflix e Claro Video. Já a adaptação portuguesa da série foi exibida na SIC Radical, SIC, SIC K e no Animax Portugal. Naruto Shippuden, a sequência da série original, estreou no Japão em 2007 e terminou em 2017, após 500 episódios. A adaptação brasileira foi exibida na PlayTV em 2015 a 2017, e atualmente é exibida nos serviços de streaming Crunchyroll, Netflix e Claro Video. Além da série de anime, o Studio Pierrot desenvolveu onze filmes e vários OVAs. No Brasil, alguns filmes foram licenciados e exibidos dublados no país pela Viz Media. Outros produtos relacionados a Naruto como light novels, jogos eletrônicos, e cartas colecionáveis foram desenvolvidos por várias empresas.
A partir de 2017, Naruto se tornou a terceira série de mangá mais vendida na história, vendendo mais de 220 milhões de cópias em todo o mundo, onde foi publicado em 35 países fora do Japão. Os críticos elogiaram o enredo, desenvolvimento de personagens, e as cenas de luta do mangá. Os críticos também observaram que o mangá, que tem uma história coming-of-age, faz uso de referências culturais da mitologia japonesa e do confucionismo.
Comentários
Postar um comentário